21 de setembro de 2012

Ameaças Biológicas - Como se Proteger

Resident Evil é composto por ataques bioterroristas e ameças biológicas. Bioterrorismo e ameças biológicas são coisas reais; quem lembra do 11 de setembro quando enviaram uma carta com antraz para o senador americano?

Carta contaminada com a bactéria causadora do antraz, enviada para o Senador americano Tom Daschle em 2001.
O Antraz não é um vírus, mas o que caracteriza um ataque biológico é a liberação intencional de vírus, bactérias ou germes com a intenção de causar doenças ou morte em animais, pessoas ou plantas. Agora voltando para nosso mundo, a contaminação por C-virus no Brasil conta com 1236 casos de infecção, que equivale a quase 50% dos casos registrados na América do Sul (2540 casos). A maioria foi registrada no sudeste e sul do país.
Como se prevenir? O que fazer? Fiquem tranquilos pois tudo isso está no site da Federation of American Scientists. Sério mesmo! Um pouquinho sobre eles:
Fundada em 1945 pelos muitos cientistas que participaram da construção da primeira bomba atômica, FAS é devota à crença de que cientistas, engenheiros e outras pessoas com formação técnica tem a obrigação ética de assegurar de que os frutos tecnológicos da seu intelecto e trabalho sejam aplicado em prol da humanidade.
Agora vamos ao que interessa, os passos básicos para a proteção.

Mapa com os casos de infecção pelo C-virus. Acessado dia 21-09-201 2


1º passo: Esteja informado

Para você se prevenir de um ataque biológico, primeiro você tem que descobrir se ele está ocorrendo (é óbvio e no nosso caso já sabemos), "Mas, por Wesker, Sâmela! Como eu vou saber disso se o No Hope Left não me contar?". O primeiro sinal é as pessoas ficando doentes e podem avisar por uma transmissão de emergência na TV, rádio ou pela internet.

2º passo: Como reagir no caso de ataque biológico 

A primeira coisa é ficar bem longe da área onde foi informado o ataque. A segunda coisa é se proteger. Cubra o nariz e a boca com máscaras, lenços, camisa, toalhas, qualquer coisa que filtre o ar e te deixe respirar. Cubra cortes e feridas para prevenção e se lave com água e sabão (do jeito que eu sou paranoica, eu me lavaria com álcool) e contate as autoridades.

Se você foi exposto ou apresenta algum sintoma compatível os passos já são diferentes. Cubra a boca e o nariz para proteger você e os membros da sua família de uma futura exposição, evite ao máximo contato com as outras pessoas e procure ajuda médica. Importante: NÃO SE AUTO MEDIQUE COM ANTIBIÓTICOS!

Agora se você tem certeza que você está infectado as coisas são mais sérias. Espere a avaliação médica, tratamento ou até mesmo quarentena. No caso de C-virus é quarentena de primeira.

Mas se você é um sortudo e não foi exposto, lembre-se de que você não está imune a uma futura exposição (a não ser que tenha vacina, o que provavelmente não terá). Por isso mantenha o bom higiene lavando as mãos frequentemente, não compartilhando alimentos ou objetos pessoais e cobrindo o nariz e a boca quando for espirrar. E principalmente, fique atento aos sintomas em você e na sua família.

3º passo: Arrume seu kit

  • Comida não perecível e água (4 litros por pessoa) para 3 dias;
  • abridor de lata e utensílios de cozinha;
  • comida e água para o seu bichinho de estimação (ou você vai deixar seu cachorrinho e seu gatinho morrerem?), comida e água para 3 dias e carteirinha de vacinação; 
  • lanterna;
  • rádio a pilha; 
  • pilhas; 
  • first aid spray e green/blue/yellow/red herb kit de primeiro-socorros;
  • roupas quentes e cobertores (isso a família Redfield dispensa); 
  • apito;
  • máscaras faciais com filtro (classificação N95, essa aqui ó); 
  • contatos de emergência;
  • cópias de documentos importantes; 
  • dinheiro e moedas; 
  • itens de higiene pessoal; 

Deixe o seu kit em um lugar perto da saída.

4º passo: tenha um plano

Comunicação: Se você sobreviver a infecção do C-virus, vai querer que sua família também sobreviva. Portanto tenha um contato fora da cidade e que todos os membros da sua família deverão ligar após um desastre e tenha certeza de que todos eles saibam esse número.

Evacuação: Verifique rotas de evacuação nos prédios que você frequenta, escolha um lugar para se encontrar com sua família (ou você acha que sua família vai estar reunida e feliz na sua casa quando isso acontecer?), um lugar fora da vizinhança e outro perto da sua casa.

Se você tiver um carro, deixe sempre meio tanque de gasolina para emergência. Se você não tiver um carro (tipo eu), esteja familiarizado com rotas alternativas e outros meios de transporte fora da sua área.

Leve o seu kit de emergência com você (bom, vai ficar difícil se não tiver carro), deixe um aviso na sua casa dizendo para onde foi (pra não acontecer aqueles clichês de filme de zumbi, sabe?), e se sobrar um tempinho e espaço no seu carro, veja se alguém precisa de carona, principalmente  idosos ,pandas e deficientes .

Abrigo: Escolha um cômodo seguro na sua casa, um que dê pra você fechar e selar todas as portas, janelas e ventilações. E não esqueça o kit no andar de baixo, ok?
--------------------------------------------------------------------------------------


Acho que com isso já dá pra ter uma noção do perigo que estamos correndo. Por que afinal não há esperanças. (ah, só pra visar, saiu comercial de RE6 em português)

Fontes:
ReallyReady America - Biological Threat
imagem - FAS - Introduction to Biological Weapons
About FAS

Mais informações:
 CDC - Anthax



Comentários:

Postar um comentário